quarta-feira, janeiro 06, 2016

2.º Período e uma breve incursão pela Ciência

O 2.º período começou e já estamos a trabalhar a todo o vapor. Deixamos a História na memória e agora, paralelamente às atividades e conteúdos que fazem parte do programa do 4.º ano, vamos abrir horizontes e falar um pouco sobre Ciência.

Durante as férias de Natal alguns alunos (porque os outros trabalharam sobre Lendas de Portugal) ficaram já a conhecer alguns cientistas e inventores, que irão ser dados a conhecer a toda a turma durante os próximos dias. Amanhã já vamos ficar a conhecer um.

Entretanto, hoje, tivemos a sorte de receber na nossa sala de aula, uma visita especial que nos pôs em contacto com uma área da Ciência fascinante: a Química.

Ricardo Ferraz, professor na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, na área das Ciências Químicas e Biomoléculas, realizou connosco várias experiências e deu-nos a conhecer compostos com nomes muito estranhos: brometo de sódio, iodeto de potássio, cloreto de amónio, etc.






Deixou-nos ainda sugestões de experiências muito simples para fazer: aqui (quando houver tempo para isso) ou em casa, para quem quiser.


Apesar de ter passado muito depressa, porque o tempo disponível também foi pouco, a turma gostou imenso, como se pode ver pelo elevado nível de participação. Por isso, muito obrigada Ricardo Ferraz pela visita e trabalho!


A Ciência e a Educação de mãos dadas... e esta conexão faz-me lembrar uma reportagem sobre a postura do atual Ministro da Educação, um conceituado investigador, Tiago Brandão Rodrigues que: "em vez de falar nas disciplinas “fundamentais” como a Matemática e o Português, insistiu na importância de “competências transversais”, das “artes, do desporto e das ciências experimentais”.

Sem dúvida que um ensino global é muito mais atrativo e importante para o desenvolvimento das crianças.

E hoje foi ainda dia de Reis... vamos, portanto, aproveitar a "boleia" da Estrela Guia que os levou a Belém, e seguir para o estudo do espaço e do Sistema Solar. A próxima paragem será no Planetário! Até lá! :-D

2 comentários:

Unknown disse...

Esta atividade de Ciência foi espétacular !
Espero que dar ciência seja assim tão fixe.

Francisca Castro disse...

Adorei esta atividade, principalmente a experiência de explosão de cores. É fantástico o que podemos fazer com o leite.